quarta-feira, 27 de julho de 2011

Memórias da Adolescência (7) - Verões Veraneios

Em Pirangi do Norte...
Pirangi, quase em frente à nossa casa...
Pirangi de hoje...
Os veraneios em Pirangi eram ótimos, especialmente na época de adolescentes. 

Durante as manhãs, banhos de mar e de sol pra pegar um bronze... 

Aqui vale um parêntese: Esse bronze, fosse no veraneio ou em praias de Natal, era algo ultra perigoso, mas na época não sabíamos dessas coisas... Pra o bronze ser perfeito passávamos óleo de bronzear com coca-cola, com beterraba ou até um tal de "óleo de avião". Eu, hem?

Nas tardes tinha um voleybol em uma das casas (na época eram poucas casas...). Uma turma que jogava e outra que assistia. Normalmente eu ficava na platéia, mas algumas vezes, quando tinha pouca gente eu participava dos jogos. De toda forma era ótimo!
Antas do voley, íamos em alguma das casas dos amigos e ficávamos escutando música, em radiolas ou no som dos carros...

Meu pai tinha a mania de mandar a gente descansar depois do almoço. Eu odiava porque queria ir logo pra casa dos amigos. Mas, esse ritual de pelo menos uma hora "na cama", tinha que ser cumprido...

Às noites ficávamos conversando (alguns namorando), ou íamos pra algum "arrasta". Ás vezes, rolava uma festinha em Pirangi do Sul e íamos com uma lanterna na mão, os meninos assustando as meninas, principalmente ao atravessar uma ponte. Na verdade havia duas pontes. Nos passeios diurnos passávamos por uma de madeira que era totalmente velha com umas partes quebradas. Aí era que os meninos gostavam de nos fazer medo, pulando na ponte pra fazê-la balançar...

O rio que divide os dois "Pirangis" (o do norte e o do sul)

O som das festas, dos carros e radiolas era muito bom. De Santana, passando por Bee Gees, Beatles, Bread, Simon and Garfunkel e outras tantas bandas, valia tudo que era de bom gosto para a época! Algumas músicas ficaram gravadas na memória... I Started a Joke, etc.... 


E tinha um lance muito interessante: os meninos faziam serenatas pras meninas com radiola de pilha... Lembro bem dessa música: Reflections of My Life (http://www.youtube.com/watch?v=79NiN7ISW7E)

É isso! Reflexões da minha vida adolescente...







8 comentários:

  1. ADOREI ANA CÉLIA! O MEU VERANEIO FOI EM PIRANGI DO SUL, E LÁ, ALÉM DE TUDO ISSO, AINDA TINHAM UMAS FUGAS DE BICICLETA PARA PIRANGI DO NORTE (MAIS ANIMADO) E EU TAMBÉM PULAVA DA PONTE, POIS NADAVA BEM E ERA ATREVIDA DEMAIS. ALÉM DISSO, TINHAM AQUELAS MARÉS DE LUA CHEIA EM QUE TODAS NÓS, IRMÃS, E AMIGOS, ÍAMOS PARA O MAR (PERIGOSO) PEGAR ONDA COM PRANCHAS DE ISOPOR, E, QDO NÃO TINHA ONDA O BOM ERA ENTERRAR OS MENINOS NA AREIA. MARAVILHA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aninha, é mesmo, tinha esquecido das pranchas de isopor nos banhos de mar, hehehe! Vc pulava da ponte hem? eu mal passava por ela, toda quebrada como era, com cuidado pra não pisar nas tábuas podres kkkkkkk.

      Excluir
  2. Primadona que virou Gramadona, a casa do voley era de um dentista muito amigo dos nossos Pais: Dr. José Cavalcanti. Era sagrado, final de tarde todos estavam lá. Tinha ainda um grande pé, ainda hj está lá, de azeitona roxa que era fonte de nossa alimentação. E a mansão Wanderley, hj Apurn, que era considerada mal-assombrada!? Todos tinham medo de passar pela calçada.
    Cabeto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Cabeto, era isso mesmo, o campo do voley era na casa de dr. Zé Cavalcanti, na verdade eram muitas casas num terreno enorme, pois tb tinham as casas dos filhos e filhas dele... E as azeitonas? comíamos de morrer! mas nem sabia que essa casa, onde é a apurn hj, era mal assombrada, pois se soubesse nem passava por lá... achava que era só uma casa-mansão de rico kkkkkk

      Excluir
  3. Maria Lígia ( Mara)29 de julho de 2011 às 10:28

    Tempo inesquecível, Ana Célia. O jogo de Voley, a turminha reunida à noite brincando de PERA, UVA, MAÇA OU SALADA MISTA, era bom demais!!!! Os arrastas. A ida a Pirangi do Sul pela Ponte então! Lembra que era Ciro quem mais pulava na ponte para ela balançar? Aquele menino era peralta demais. Época boa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maraaaa.... vc era que ia comigo lá pra casa, lembra?? Era Ciro que pulava na ponte pra balançar, isso mesmo!!! Tudo era festa! Bom d+!

      Excluir
  4. Aninha, é mesmo, tinha esquecido das pranchas de isopor nos banhos de mar, hehehe! Vc pulava da ponte hem? eu mal passava por ela, toda quebrada como era, com cuidado pra não pisar nas tábuas podres kkkkkkk.

    Ei Cabeto, era isso mesmo, o campo do voley era na casa de dr. Zé Cavalcanti, na verdade eram muitas casas num terreno enorme, pois tb tinham as casas dos filhos e filhas dele... E as azeitonas? comíamos de morrer! mas nem sabia que essa casa, onde é a apurn hj, era mal assombrada, pois se soubesse nem passava por lá... achava que era só uma casa-mansão de rico kkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Maraaaa.... vc era que ia comigo lá pra casa, lembra?? Era Ciro que pulava na ponte pra balançar, isso mesmo!!! Tudo era festa! Bom d+!

    ResponderExcluir