sexta-feira, 22 de julho de 2011

Memórias da Adolescência (5) - Saindo por aí...

Nos fins de semana e nas férias tínhamos vários programas. Além das matinés nos clubes, podíamos ir lanchar, ver filmes, ir nas praias e tantas outras coisas...


Lanchar na Kixou


Íamos ao centro da cidade para lanchar na Kixou. Era uma sorveteria e lanchonete bem famosa! Normalmente pedíamos um sunday ou um milk-shake com torrada ("queijo quente"). 

Nos esconderijos dos cinemas...


Também podíamos ir ao cinema. Na época existiam três cinemas que se podia frequentar: O Rio Grande, o Nordeste e outro que não lembro o nome que ficava na Av. Rio Branco. Ah, lembrei! Cine Rex! Esse era o menos frequentado, parece que não era de "qualidade"...

Tínhamos carteiras de estudante falsas, feitas por uma amiga que já trabalhava como estagiária e tinha acesso a máquinas de datilografia. O processo era simples: Fazia-se um pequeno "buraco", com tesourinha, na parte onde tem o ano de nascimento das nossas carteiras verdadeiras, e lá ela datilografa outro ano. Depois cobria com durex.


Assim podíamos assistir aos filmes de 18 anos. Não sei como não nos flagravam. Na verdade, algumas vezes éramos "barradas" por algum fiscal de menor que não acreditava muito nas carteiras... Vexame! E, quando conseguíamos entrar, ficávamos nas poltronas mais escondidas, ou nos andares superiores, pra caso aparecesse um fiscal, não nos encontrasse...


"De bobeira" na Praia dos Artistas


Os carros ficavam parados na Praia dos Artistas e a galera encostada neles. Outros carros passando. Eita programa "besta", mas bom! Ver os carros passarem (na verdade quem estava nos carros) ou passar dentro de um desses carros (ou seja, "se mostrar"!). Esse era um programa vespertino.
Praia dos Artistas e Ponta do Morcego - http://www.baixaki.com.br/papel-de-parede/25638-ponta-do-morcego-natal-rio-grande-do-norte.htm


Pelas manhãs, a praia mais frequentada era a "Do Forte", mas teve um tempo que a "Dos Artistas" também foi moda. Esse era um programa de "torrar" ao sol!


Jogos no Palácio dos Esportes
O Palácio dos Esportes atualmente (By Wilson Alcaras)

Os jogos colegiais aconteciam uma vez por ano. Aí virava um feriadão, aliás, quase umas férias! Pelas manhãs, tardes, e, principalmente às noites, todo mundo estava no Palácio dos Esportes. Fosse pra torcer pelo seu colégio ou pra "paquerar", o programa era esse!


Uma única vez, quando ainda eu estudava no Maria Auxiliadora, participei efetivamente dos jogos. Corrida de revezamento e salto em altura. Imagine eu, do meu tamanho, saltando alturas! Ah, esse tipo de esportes não era no Palácio, claro, e sim na pista de atletismo do 16º Batalhão do Exército, na Hermes...


O que gostei mesmo foi do desfile, pois assim, poderiam me ver como uma participante real dos jogos, uma "atleta". Mas, como nada é perfeito, nas nossas blusas tinha o emblema do colégio, escrito MIA, com destaque para a letra "I"  de Instituto. Como tal letra tava no meio, o pessoal pra sacanear chamava a gente de gato, "miando" quando passávamos, já que a leitura era "mia"... Saco!
http://galeria.colorir.com/desportos/jogos-olimpicos/salto-em-altura-pintado-por-anonimo-550884.html


Piscina do América

Dar uns saltos do trampolim da piscina pequena (a funda) era o máximo. Sempre podíamos "pular de cabeça" do trampolim mais baixo, o que já era um tanto difícil. Do mais alto, só em pé. Sei que num desses pulos eu fui ao fundo profundo e quando olhei pra cima só vi um montão de água... Pensei que fosse morrer e que não iria conseguir chegar à superfície pra respirar. Quando consegui, tive uma crise de falta de fôlego e fiquei um certo tempo me recuperando. Foi "punk"!
Sede do América

Já a piscina grande, que era pra nadar, usávamos mais pra "tomar banho", conversar e  pegar um bronze. Mas, o grande barato era conseguir que os cabelos ficassem verdes! Pra isso tínhamos que clareá-los antes com chá de marcela... E tome banho de piscina com muitos mergulhos pra ter cabelos verdes...
http://www.flickr.com/photos/29611560@N03/page9/

Que mais?


Já contei das festinhas, dos carros ... Nos textos seguintes, ainda vou contar dos veraneios, das escolas, enfim... Já tou contando quase tudo.  Acho que sim, pelo menos o que a memória conseguiu "me contar" até agora... 













7 comentários:

  1. Maria Lígia ( Mara)29 de julho de 2011 às 09:53

    Os jogos escolares marcaram época em Natal. ED X ATENEU. Meu Deus!!! era um evento esperado todo ano. Tinha até torcida organizada.O uniforme da torcida organizada da ED era um macacão azul marinho com pesponto branco, os outros colégios chamavam de Big Milk, sei lá porque! Mas acho que era a cor do uniforme do sorveteiro dos carrinhos desse sorvete!!! Mas a torcida era o máximo. Eu torcia pela ED, pois era aluna da escola. Viche!!!! era um arraso a torcida organizada. Nos jogos, agente também aproveitava para paquerar e muito, era uma oportunidade quase única de ver todos os meninos de Natal no Palacio dos Esportes, ou no 16 RI, onde tinha o atletismo, ou nas piscinas, onde tinha natação, ou no Ginásio Silvio Pedroza, onde tinha futebol de salão. A noite para ir aos jogos, agente ia em turma com Marcos Pitomba nos acompanhando (que fazia de conta que ia prestar atenção na gente). Lá agente se soltava, só via Marcos no horário da volta.
    Tentar entrar no cinema de 18 anos era bom quando conseguiamos, mas o stress para não ser barrada era o fim!

    ResponderExcluir
  2. É, nessa época eu não estudava mais na ED, e a tal torcida era chamada de big milk, pq tinha um sorvete aqui com esse nome, e o uniforme dos sorveteiros era azul parecido com o da torcida da ED, kkkk! Mas as torcidas contrárias inventavam até musiquinhas e tem uma que não dá pra contar aqui não, hehehe!!!
    A gente ia mesmo ver os jogos com Marcos Pitomba, até pq o caminho a pé até lá era meio escuro, mas lá a gente se "soltava" e nem via ele! Bom d+! Acho que a adolescência foi uma das melhores época de minha vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anaaaaa....amei essa parte do seu blog....
      Affffff...parece um filme, vc lembrou de tantas coisas gostosas que faziamos.
      Ate de Marcão foi citado por Mara....kkkkk
      Pense numa infancia e adolescencia perfeita, a nossa...
      Bjjjuuuuuusssss
      Cris

      Excluir
    2. Cris amiga, vá em "memorias da adolescência" (lado direito) que tem uns 8 textos mais... rsrss. Leia que vc vai gostar pois são nossas memórias!

      Excluir
    3. que tal essa Cris? http://ananomundo-ananomundo.blogspot.com.br/2011/07/memorias-da-adolescencia-1-comecando.html E tem outras mais, é só clicar em Memorias de Adolescencia do lado direito...

      Excluir
  3. FALE TB DAS BONECAS SUSY QUE BRINCAVAMOS NA ARVORE DA D.DULCE LEIRAS ELA ,SEMPRE UM AMOR MUITO GENTIL COM TODAS NÓS E A ÉPOCA DAS BONECAS AMIGUINHAS E DAS BIKES.SAUDADES.
    ANINHAAAAAAAAAAAAAAAAA NOSSA PODEMOS SIM VOLTAR A SONHAR NE TODOAS NOS JUNTAS DE NOVO PRECISAMOS NOS VER MAIS.BJUSSSSSSSSSSSSSSS ESSA FOI UMA ÉPOCA MUITO BOA .HERBENE.

    ResponderExcluir
  4. Herbene vá em "memorias da adolescência" (lado direito) que tem uns 7 textos mais... rsrss. Leia que vc vai gostar pois são nossas memórias!

    ResponderExcluir