quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Madrid: Vivências de um novembro... (2)

Trechos de E-Cartas aos meus manos (Diário de uma estadia em Madrid durante um Intercâmbio de professores universitários)
Novembro de 2008


O meu dia-a-dia...  

Todo dia tenho ido à UPM (Universidad Politécnica de Madrid), e quando saio de lá volto com mais trabajo pra fazer, ufa! C´est la vie! De todo jeito, é um trabalho diferente que tira minha cabeça da rotina da UFRN... E tou achando muito bom, ainda mais que ando tendo umas ideias bem legais!


Uma coisa que gosto muito é de rever o belo prédio da UPM, no qual estudei durante meu doutorado. E, agora, indo lá todos os dias, relembro os velhos tempos e o velho e majestoso prédio. Revejo também professores antigos e vou conhecendo novos professores...


O Prédio da Universidad Politecnica de Madrid (UPM)
Quarta-feira passada fui na Fundação Carolina (responsável por nossa bolsa/beca), e lá o coordenador disse que se eu conseguisse botar esse intercâmbio entre a UPM e a UFRN "pra frente" eu poderia vir mais vezes, tipo de dois em dois anos, e a Fundação financiaria.. Já é um bom sinal. Só não sei se aceitam jubilados*, jejejeje**! No próximo ano pretendo me jubilar, da UFRN, né? Já tenho tempo...
*Jubilados quer dizer aposentados. E, **Jejeje, é uma expressão espanhola equivalente ao "hehehe" americano/inglês e ao "kkkkk" brasileiro...


Diariamente (começando sempre às dez da matina) tenho tido em torno de duas reuniões na universidade com professores diferentes, e esta nova semana já tenho a agenda cheia. Saio pra almoçar sempre depois das duas da tarde. 

Almoço ou lancho aqui por perto da universidade ou perto do apartamento de Adriana, minha amiga, porque às vezes volto e trabalho por lá (embora tenha disponível uma sala de um professor, que me emprestou,  às vezes ele aparece e fica meio chato essa "divisão" de sala!). 


Um dia desses almocei com Adriana, que tava no meio do caminho com o carro pra lavar numa oficina (aqui só se almoça depois das duas da tarde, pois é como se fosse meio-dia pros madrilenhos.)...

Sin embargo, prefiro voltar pra fazer os trabalhos em casa, porque na universidade, ou eu fico na sala "emprestada" ou num laboratório com mais gente, o que termina me atrapalhando um pouco. Claro que tenho que ir lá pras reuniões... Eles disseram que tão com problema de espaço físico e que ainda vão me conseguir uma sala, mas acho que não precisa disso não...

O Departamento de Engenharia da Produção (Industrial) na UPM

Às vezes, depois que saio das reuniões, eu trabalho igual a um cão doido (de onde tirei isso? Jejeje!), e fico tão cansada! Mas, tá dando certo. 

Quarta-feira depois de trabalhar, ainda fui me encontrar com Pilar, amiga de outros tempos (lá no nosso antigo bairro, onde morei quando fiz o doutorado). Nos encontramos em torno das dezoito horas, tomei duas copitas de vinho e uns sanduichinhos (aqui chamam de pulgas que são pequenos bocadillos), e voltei às oito e meia de la noche, ou seja, às nove eu já tava em casa. Fui trabalhar um pouco mais, e por volta das dez e meia fui dormir (Adriana tinha saído com um amigo).

Tou aqui também fazendo musculação (só por quinze dias, porque Adriana vai se mudar e vai sair dessa academia...). Vou sempre pra academia às nove e meia da noite, é tarde, mas é a hora do Taekendô de Adriana e vou junto com ela. Também tou aproveitando e trabalhando mais antes de ir... Adriana vai se mudar pra casa nova no dia vinte e um, e depois acho que vamos ficar correndo na rua.

O metrô mais próximo do apartamento de Adriana fica a uma quadra e meia, menos de cinco minutos a pé. Pego o metrô e vou para a universidade. Paro sempre um pouco antes pra caminhar um pouco. Ando uns dez minutinhos, às vezes mais, tudo bem tranquilo. Gasto ao todo quarenta minutos da casa de Adriana (da porta) até chegar dentro do prédio da UPM. Bom, apesar de às vezes cansada, talvez pelo frio que deixa a gente com mais sono, tou conseguindo trabalhar bem.

Ainda dá pra descansar um pouco pela manhã, posso acordar às oito e sair de casa às nove, porque as reuniões só são marcadas depois das dez da matina (o povo aqui só começa a trabalhar as nove, por supuesto! E, antes ainda vão tomar o café da manhã na própria universidade!).

Metrô perto de Adriana...
Uma das paradas mais próximas para a Universidade... 
Nessas andanças até a universidade, adoro "chutar" as folhas amarelas caídas das árvores no final do outono... Esse lance de andar por entre as folhas amarelas sempre me encantou! Lembro a a primeira vez que fiz isso conscientemente, na Champs Elisées em Paris, em 86 ou 87... No Parque do Retiro de Madrid era normal eu quase me arrastar por entre as folhas no chão, e também na Castellana, avenida principal de Madrid (e onde fica a UPM).

Árvores na Castellana, com as folhas amarelas do outono...
Outro dia tentei filmar as folhas sendo levadas pelo vento do outono, mas por incrível que pareça, o vento parava de soprar quando eu tentava filmar. De toda forma, consegui um pouquinho...

Quanta folha no chão!









Nenhum comentário:

Postar um comentário