terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

JOÃO, MEU IRMÃO

Preâmbulo: Ontem, 07 de fevereiro foi aniversário de meu "brother", João Hélder. Seu nome foi colocado em homenagem ao pai de nosso pai, João, e a D. Hélder Câmara. Ele nasceu praticamente no dia em que a mãe de nosso pai faleceu e muitos anos depois nosso pai foi "se encontrar com ela", justo na mesma data, 06 de fevereiro. Isso pode parecer uma estranha coincidência, mas por isso mesmo, ontem, eu o presenteei com uma carta, a qual, autorizada por ele, segue abaixo.


João, meu irmão!

Parabéns pra você! Que você viva muitos mais anos com felicidade e paz!


João, meu irmão e meu pai, Jessé, em momentos de descontração na Praia de Pirangi.

Quando você nasceu eu tinha quase quatro anos. Me lembro de um alvoroço do povo chegando da maternidade pra dizer que tinha sido um menino!
Não lembro que no dia anterior minha vó Lili tinha morrido. Isso foi dito muito tempo depois, e nem sei se entendi direito... E, em meus quase quatro anos não lembro de meu pai triste por esses dias. Claro que ele deve ter ficado dividido entre a tristeza da perda e a alegria do presente, de ter recebido você.
Deus resolveu presenteá-lo com você, seguidamente a resolver levar a mãe dele pro céu. Naqueles dias, pai não teve perdas, pois hoje eu acredito que a única perda que temos quando uma pessoa querida se vai dessa terra a caminho dos céus, é a perda de conviver com ela fisicamente, diariamente, rotineiramente. Mas, acreditando que há um Deus e há um “céu”, seja que nome tenha, não perdemos ninguém, pois sempre estaremos nos encontrando em nossas almas e corações. Sei que ficamos tristes, porque a presença física pra nós, que ainda estamos na terra, é ainda fundamental...
Pois bem, Deus levou vovó Lili e presenteou você a pai. É como se Ele dissesse “a tristeza de não ter sua mãe por perto, será substituída pela alegria de ter seu filho com você”.
E, como se fosse magia você apareceu nos braços de pai, e ele cuidou de você por quarenta e oito anos. Justo quarenta e oito anos. E, justo quarenta e oito anos depois que a mãe dele, nossa vovó Lili se fora, e você havia sido presenteado a ele, ele resolvi partir pra vê-la. Achou que você já tava bem cuidado. Conseguiu ver seus três filhos, Gabriel, Felipe e Serena, netos dele, e conviveu bastante tempo com eles.
E ele ganhou você de presente e você o ganhou. Como todos nós filhos dele tivemos esse privilégio. Mas, você, em particular, teve o privilégio de consolá-lo da perda terrena da convivência da mãe dele. E, depois teve o privilégio dele ter nascido para o céu, na véspera em que você chegara aos seus braços e no dia em a mãe dele se fora, anos depois, muitos anos depois.
Ele achou que podia ir. Tinha cumprido a missão de pai, e nos deixou um legado belíssimo. Um exemplo de pai. Sei que você, e todos nós irmãos, procuramos imitá-lo, até eu que sou mulher procuro ver o lado que ele tinha de mãe/pai e ser uma boa mãe. Se temos saudades dele? Claro que temos muita saudade dele. Se você fica triste no dia de seu aniversário porque ele se foi justamente quase nesse dia? Sim, claro que fica. Nós nos sentimos perdidos quando procuramos abraçar uma pessoa querida e sabemos que não podemos mais. Mas, não podemos mais fisicamente. Não nesse plano terreno.

Os quatro irmãos: Carito, João, Mário Ivo e eu.

Mas, sabemos que podemos abraçá-lo noutro plano. Ele ainda cuida de nós, e espera que nós cuidemos de nossos filhos. Espera que nós oremos por ele. Em sonhos, podemos nos encontrar. Nas nossas almas, podemos nos abraçar. Os nossos corações podem bater juntos. Podemos sentir a leve presença dele, calma, e com o seu sorriso habitual.
Ele diria parabéns pra você. Ele diria coisas como “espetacular é essa sua casa, ou esse seu doutorado que você tá fazendo”, ou ainda “espetacular é você, meu filho!”.
Eu acho que posso também dizer: parabéns meu irmão! Viva a vida. Carpem Diem!
Beijos de sua irmã
AC

Reveja o vídeo de pai e sua alegria contagiante:








3 comentários:

  1. Parabéns não só a João, mas a todos vocês, parte de uma família tão legal e que ainda por cima teve o enorme privilégio de ter um patriarca como Dr. Jessé...

    ResponderExcluir