quinta-feira, 19 de maio de 2011

Madrid: Dicas para quem vai passar poucos dias! (3)

Pelo tempo que morei em Madrid, embora faça anos (hehehe!), e por outras vezes que lá estive, incluindo os amigos que lá moram e me levam sempre a ver as news de Madrid, "me atrevo" a deixar algumas dicas pra quem em pouco tempo pra passar por lá! Mas, digo sempre: Madrid vale muito a pena! Se puder fique muuuuiiiiito tempo por lá!


Obs. interessante ler também os textos anteriores (especialmente o 1) que escrevi s/ Madrid (Madrid! Vámo nos que nos vamos! http://ananomundo-ananomundo.blogspot.com/2011/05/madrid-vamo-nos-que-nos-vamos-texto-1.html)

Plaza de Cibeleshttp://maps.google.com.br/maps/place?hl=pt-BR&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.&biw=788&bih=476&um=1&ie=UTF8&q=cibeles+madrid&fb=1&gl=br&)

Dicas para Madrid (pra quem tem pouco tempo):

Para as Noites:

· Opção1: Simplesmente andar pela ruas da “movida madrilenha” e andar de bar em bar. Comece pela Plaza de Santana (tem a Cevejaria Alemã, que é legal) e depois vá descendo pela Calle Huertas

Por esses arredores sempre tem gente nas ruas e é bem animado. Pode ir no Café Central (jazz) que fica perto da Plaza de Santana (na Plaza de Angeles). Ou o Café Populart na Calle Huertas. Os bares da Calle Huertas são todos legais. Sente em qualquer calçada de um bar que achar legal....

· Opção 2: Ir direto para a Plaza Mayor (é uma "coisa mais turística", mas não deixa ser legal, embora eu prefira a opção 1) e escolha um restaurante ou bar pra ficar por lá, de preferência do lado de fora...

· Opção 3: Ir jantar num bom restaurante. Exemplos: El Sobrino del Botin (www.botin.es) “o mais antigo do mundo”; ou Lhardy (http://www.lhardy.com) desde 1839; etc.


Durante o Dia:

· Opção 1: andar pelo centro histórico de Madrid: Comece da Puerta del Sol e vá até a Plaza Mayor (ou vice-versa). Depois volte e pegue a Gran Via, desça toda a Gran via até a Plaza de Cibeles. Lá já é a Av. Castellana (http://pt.wikipedia.org/wiki/Paseo_de_la_Castellana), a rua que corta Madrid inteira. Ela tem também outros nomes como Paseo del Prado y Paseo de Recoletas (já perto dos museus).
Atravesse a Castellana, passando pela fonte de Cibeles, que você chegará na Puerta de Alcalá, e logo em seguida verá o Parque del Retiro, a direita, que vale uma visita (veja em especial o lago/estanque onde tem barcos e um enorme monumento que é uma obra de arte). Se não seguir em frente atravessando a Castellana, e sim for para a direita, encontra-se os museus do Prado e outros, como o Reina Sofia, como tb a estação de trem Atocha, que é muito bonita. 

Se quiser visitar os museus, você terá que ter mais dias em Madrid, pois precisa de pelo menos um dia inteiro para cada museu, a não ser que você vá direto ver somente as obras de sua preferência (já sabendo de antemão o que quer ver).

· Obs.: Quando tiver andando pelo centro não deixe de entrar no Museo del Jamon, bar antiqüíssimo (tem vários) pra tomar um vinho e comer umas “tapas” de presunto espanhol (jamón serrano ou ibérico). www.museodeljamon.com . Também tem a Casa Labra ("tapas" de bacalhau: perto do Corte Inglês da Porta do Sol.

No Parque do Retiro tem vários barzinhos... Pode também ficar por lá curtindo a paisagem e o movimento das pessoas...


· Opção 2: Pegar um city tour, ônibus vermelho... depois almoçar no Lavinia (restaurante moderno, excelente e tb. grande adega de vinhos). www.lavinia.es na Calle José Ortega Y Gasset 16; tel.: +34 914 260 604 (melhor reservar); ou no Café Gijon (restaurante antigo, que tem mais de 100 anos) que fica na Castellana não muito longe da fonte de Cibeles.http://www.cafegijon.com/ No verão você pode ficar nas terraças do Café Gijón, mas de toda forma dentro é um charme!

· Opção 3: andar pelo centro histórico de Madrid, mas ao contrário do item 1, em vez de ir pela Gran Via até a Castellana, ir para o lado contrário e chegar no Palácio Real. De toda forma passar Tb pela Puerta del Sol e Plaza Mayor.


· Obs. Se chegar em Madrid num sábado ou domingo, não deixe de ir no bairro La Latina (após meio-dia, mas de preferência ainda a tarde). Lá vcs verão uma enorme quantidade de gente se divertindo e vcs poderão fazer o mesmo indo de bar em bar, tomar um vinho aqui, outro acolá, com os tira-gostos madrilenhos, ou seja “tapas”. Tem um bar legal chamado "Juana La Loca", que vale a pena conferir, entre tantos outros...


Hotéis:

· Quem quiser um hotel mais sofisticado vá ao Husa Hotel, 5 estrelas, que fica na Calle Princesa, perto da Plaza Espanha, é bem central, mas temos que andar uns 10 min. até chegar ao centro propriamente dito, ou seja na Puerta de Sol. http://www.hotelhusaprincesa.com/

Husa Princesa 
· Quem quiser algo mais simples fique no Hostal Persal, tipo uma pousada, mas super limpo, com café da manhã razoável, e mais bem localizado do que o Husa. Fica bem no meio de tudo. Dá pra andar a pé pra os principais pontos turísticos. Vizinho ao Café Central (jazz) e a "um pulo" da Plaza de Santana! Pertíssimo também da Puerta del Sol! É só pedir os quartos com varandas, porque são bem melhores e mais charmosinhos! Os do “fundo” são meio ruins porque não tem janelas (só bem pequenas) e parecem menos aconchegantes, mas dá pra ficar. http://www.hostalpersal.com
Hostal Persal 
Tem mil outras opções de hotéis, veja na internet... Sendo perto da Puerta do Sol ou da Plaza Espanha, são centrais. De toda forma, o metrô de Madrid é ótimo!




Restaurantes e bares (um resumo): 

  • Bares na Plaza de Santana (tem a Cevejaria Alemã, que é legal), na Calle Huertas (a maioria é legal, vá caminhando por lá e faça sua escolha), na Plaza Mayor (é um ponto um tanto turístico e por isso as comidas não são "excelentes" mas pra tomar um vinho, um chopinho e comer uns petiscos, é bem agradável ficar em algum dos bares por lá) e no Parque del Retiro (são quiosques, mas também é interessante tomar algum drink e ficar "vendo o tempo passar").
  • Bares com Jazz: Café Central perto da Plaza de Santana (na Plaza de Angeles) e Café Populart na Calle Huertas.
  • RestaurantesEl Sobrino del Botin (www.botin.es) “o mais antigo do mundo”; Lhardy (http://www.lhardy.com), Lavínia (moderno e também grande adega de vinhos - www.lavinia.es;)  Café Gijon (antigo, tem mais de 100 anos - http://www.cafegijon.com/)
  • Para petiscar (típicos): Museo del Jamon (tem vários - http://www.museodeljamon.com); Casa Labra (http://www.casalabra.es/ , desde 1860)
  • Bares no bairro La Latina (vários, quase todos muito bons, por ex.: Juana La Loca https://www.facebook.com/pages/Juana-La-Loca/171836332846912)



2 comentários: