quinta-feira, 3 de março de 2011

CANAL DU MIDI: E DEPOIS DO PEDAL? - OS DIAS EM TOULOUSE

Toulouse
Introduzindo...
Este é o último texto da série “Canal Du Midi by Bike”.  Escrevi sobre todos os seis dias de pedal pelo canal, sobre os dias “pós bike” (em Sète e em Bordeaux) e agora escrevo sobre os dias passados em Toulouse, cidade do nosso começo de viagem e cidade do nosso final de viagem.
Na Gare de Bordeaux, esperando o trem para Toulouse...


Nossas bikes no trem
De Bordeaux fomos de trem para Toulouse. Chegamos à estação de trem pegamos as bikes e fomos para o nosso “antigo” hotel Ibis, pedalando novamente pelo Canal de Midi. O mesmo pedaço de trecho do Canal em que iniciamos nossa viagem by bike, estávamos refazendo ao revés. Três quilômetros e alguns metros de novo pelo tão já falado Canal Du Midi!  
Chegamos ao hotel e a primeira coisa que fizemos foi guardar as bikes nas suas malas. Terminadas as “obrigações”, fomos passear pelas ruas de Toulouse, agora tranqüilos sem o stress de procurar oficinas pra consertar a bike.
No hotel, com nossas bikes nas malas...
Toulouse
Toulouse é a capital e a maior cidade do departamento de Haute Garronne da região de Midi-Pyrénées, e a quarta maior cidade da França. Fica no sul do país, nas margens do rio Garonne.(http://www.toulouse-tourisme.com/accueil/index_fr.php; http://pt.wikipedia.org/wiki/Toulouse; http://www.grandsites.midipyrenees.fr/grands-sites-midi-pyrenees.php?extLang=es)




Há vários locais interessantes para se visitar, entre eles: a Pont Neuf (no rio Garonne), a Place du Capitole, o Mercado (terças-feiras, na Place du Capitole), a Basílica San Sernin e a Catedral de St Etienne (onde está o Túmulo Paul Riquet, idealizador do Canal Du Midi). 


O próprio Canal Du Midi (patrimônio mundial da UNESCO) é um lugar que vale a pena ver, desde seu início e por toda a cidade, por onde cruza. La Cité de l'espace e os museus são também pontos de destaque. Toulouse é chamada a Ville Rose, por suas construções de cor avermelhada.


Nossos dias em Toulouse...

Como nosso tempo era pouco, nos concentramos no centro da cidade, em sua parte histórica. Além de caminhar pelo centro, pela Praça do Capitólio e arredores, e pelo Cais de la Dourade, visitamos a catedral.

Capitólio...


A catedral...


Em frente à catedral.
Em uma farmácia onde comprava meus “cremes”, perguntamos a vendedora, que parecia mais a própria dona, que restaurante ela poderia nos indicar. Não costumo pedir indicações (fazemos isso em raras ocasiões, mas não havia feito pesquisa alguma para restaurantes em Toulouse...). 


A indicação foi perfeita: O Émile na Place Saint George, onde havia vários outros restaurantes e bares e um burburinho de franceses misturado com alguns turistas. Perfeito!











No dia seguinte voltamos a Place Saint George, escolhemos outro restaurante que nos pareceu também interessante, e comemos nosso segundo e último cassoulet dessa maravilhosa viagem, que tinha como principal objetivo percorrer o Canal Du Midi by bike!
Bravo!
Na Praça Saint George
O cassoulet...
Santé!







5 comentários:

  1. Saiu pra gandaia??? Estou adorando a leitura.

    ResponderExcluir
  2. Legal os relatos e fotos... parabéns pela viagem. Atenciosamente. Joao R. Campos - Santo André - SP

    ResponderExcluir
  3. Ao pesquisar noticias sobre o Canal do Midi encontrei o seu blogue, acabei agora de ler todos os posts e fiquei com uma vontade danada de fazer essa viagem,também fiz o Caminho Português de Santiago http://umateuacaminhodesantiago.blogspot.com/ Parabéns pela sua viagem e por a ter partilhado.
    Jorge Resende-LISBOA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jorge, espero que vc vá mesmo! É muito legal! Qualquer coisa me envie email para anaceliacavalcanti@yahoo.com.br que vejo mais esse! abs e vou dá uma olhada no seu link s/ o Caminho Português, pois fiz um trecho do Francês, como vc deve ter visto (inclusive escrevi um livro). Estive agora na região do Douro. Região Fantástica!(logo mais escreverei s/ essa maravilhosa viagem tb). Abs

      Excluir