Trechos de E-Cartas aos meus manos (Diário de uma estadia em Madrid durante um Intercâmbio de professores universitários)
Novembro de 2008
Comer...
Bom, tenho economizado money dentro do possível. A bolsa não é lá essas coisas, e nosso salário transformado em euros deixa muito a desejar! Fiz já dois "super-mercadinhos" básicos. Tenho tomado café e jantado em casa, na maioria das vezes...
Já vi que dá pra gastar uns dez euros num almoço normal, em restaurante "normal", com o "menú do dia"! É o mais barato que se consegue, a não ser que se coma sanduiche em fast food. E o metrô custa sete euros por dez viagens.
Comer fora, só o almoço diário. À noite, em raras exceções, como fins de semana ou uma saída perdida como a que fiz com Pilar!
Tem um bom restaurante no El Corte Inglés da Castellana, perto da universidade, e tenho almoçado lá muitas vezes. Um dia desses marquei um almoço lá com uma amiga cubana, Katia, que mora agora em Madrid. Outras vezes, tenho comido uns sanduíches legais numa "lanchonete" de uma cadeia moderna, que fica perto do apartamento de Adriana (Rodilla).
Sanduíches do Rodilla (http://www.rodilla.es/) |
Encontrei-me com Sakina (amiga de Carito, que agora também é minha amiga, por supuesto), ontem. Almoçamos, eu, ela, Adriana e uma amiga de Adriana, num restaurante fantástico só de fabada asturiana! Excelente, mas muito pesada, quase que não consigo dormir direito!
Outro dia fomos num barzinho perto de onde Adriana trabalha, numa zona mais moderna, que eu desconhecia... A nova Madrid!
"Tapas" (ou Pinchos) madrilenhas, Delícia! Abaixo, eu num moderno shopping. A cara nova de Madrid! |
O famoso "Museu do Jamón". Bom pra petiscar um jamón com vinho... |
Umas "tapas" madrilenhas. Chorizo espanhol, que adoro, entre outras tantas coisas, como a tortilha, o jamón serrano ou ibérico, etc... |
Na quarta desta semana tou propondo jantar no restaurante argelino ("Farida") de uma amiga de Sakina, e levar também Adriana e Pilar. Juntar todo mundo (deve ser engraçado, cada qual com suas peculiaridades e diferenças)!.
Eu, Sakina e Pilar no "Farida" |
Eu e Alexia, filha de Pilar, no jantar do "Farida" |
Outros Restaurantes...
Ah, outro dia fui convidada por meu antigo orientador (o mais novo, porque tive dois), para um almoço. Fomos no Lavínia, um local super chique com uma adega enorme!!! Comida de primeira com vinhos excelentes!
Parte da adega no Lavínia |
Depois, o meu outro ex-orientador (o mais velho e muito querido, e que acabou de se aposentar) me levou pra almoçar em outro local também muito legal. Diferente do primeiro, esse era um restaurante da própria universidade, mas com comida muito boa e com uma história fantástica. Antigo, com passagem de nomes famosos de todo o mundo, como professores, pesquisadores, cientistas, escritores e até ganhadores de prêmio Nobel.
No prédio do tal restaurante, que fica por trás da UPM, também fica um hotel para professores, e é muito bom. Se eu soubesse até podia ter ficado nele. Mas, meu ex-professor/orientador disse que era sempre muito lotado e tinha que ter indicação e uma reserva bem antecipada...
No prédio do tal restaurante, que fica por trás da UPM, também fica um hotel para professores, e é muito bom. Se eu soubesse até podia ter ficado nele. Mas, meu ex-professor/orientador disse que era sempre muito lotado e tinha que ter indicação e uma reserva bem antecipada...
Apesar de adorar os restaurantes mais antigos de Madrid, dessa vez, também experimentei alguns novos restaurantes. Tem valida a pena!
Um dos modernos restaurantes em Madrid. |
Está sendo uma boa experiência "morar" uma vez mais em Madrid...
Nenhum comentário:
Postar um comentário